Crea-SP inicia emissão da nova Carteira de Identidade Profissional

O Crea-SP inicia, a partir de 1º de agosto, a emissão da Carteira de Identidade Profissional (CIP) no novo modelo estabelecido pela Resolução nº 1.148/2025 do Confea. A atualização incorpora diretrizes do Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016, do Governo Federal, que trata sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero no âmbito da administração pública. 

 

O documento passa a contar com o campo nome social, garantindo o respeito à identidade de gênero dos profissionais registrados. A mudança contempla todos os tipos de carteira física, em primeira ou segunda vias. Além disso, a CIP segue as especificações técnicas previstas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com dispositivos de segurança, como QR Code e novos elementos gráficos padronizados. 

“A adoção do novo modelo reforça o nosso compromisso com a inclusão, a diversidade e a modernização dos serviços, ao mesmo tempo em que valorizamos os profissionais da área tecnológica e nos mantemos alinhados às diretrizes nacionais do Sistema Confea/Crea. As entidades de classe têm um papel essencial nesse processo, como multiplicadoras das informações junto à comunidade profissional”, destaca a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey, cuja assinatura estará presente nas novas versões.

 

Conforme estabelece a Resolução 1.148/2025, tanto a carteira física quanto a digital possuem o mesmo valor jurídico. Nesta primeira etapa, no entanto, o Crea-SP implementa a atualização visual exclusivamente para as CIPs impressas, enquanto as carteiras digitais continuam sendo emitidas no modelo anterior, ainda plenamente válido e aceito em todo o território nacional. 

 

Outra novidade é a possibilidade de incluir até cinco títulos e manifestar, se for do interesse do profissional, a condição de doador de órgãos e tecidos. Esses dados, junto ao número de registro nacional e às demais informações cadastrais, ficam dispostos em um cartão inteligente, com visual moderno e novos padrões de fonte, cor e identidade visual.